domingo, maio 16, 2010

Resolução de problema: Configuração do Dlink DSL-2640B para utilização de VoIP (protocolo SIP)

O problema: Ligações VoIP usando, por exemplo, o voipraider.com caiam após 20 ou 30 segundos.

Resolução do problema: Configurar as portas utilizadas na comunicação no modem ADSL, no caso, o Dlink DSL-2640B.

Passos:

1 - Acesse a interface web de administração.

2 - Clique em "Advanced Setup"

3 - Clique em "NAT"

4 - Clique em "Port Triggering"

5 - Clique no botão "Add"

6 - Selecione "Custom Application" e escreva no campo "voipsip"

7 - Preencha a primeira linha da seguinte maneira:
* "Trigger Port Start": 5000
* "Trigger Port End": 5999
* "Trigger Protocol": TCP/UDP
* "Open Port Start": 5000
* "Open Port End": 5999
* "Open Protocol": TCP/UDP

8 - Preencha a segunda linha da seguinte maneira:
* "Trigger Port Start": 8000
* "Trigger Port End": 8999
* "Trigger Protocol": TCP/UDP
* "Open Port Start": 8000
* "Open Port End": 8999
* "Open Protocol": TCP/UDP

9 - Clique no botão "Save/Apply".

10 - Depois, tente fazer ligações VoIP e veja se elas continuam caindo após poucos segundos. Possivelmente isso não ocorrerá mais, uma vez que as portas usadas na comunicação estarão liberadas. Se não funcionar, verifique quais portas TCP/UDP são usadas pelo seu provedor VoIP ou qual a configuração utilizada num softphone (como o Twinkle para Linux).

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Configuration of Dlink DSL-2640B for VoIP (SIP protocol) utilization

The problem: VoIP calls using, for example, voipraider.com (SIP VoIP provider) fails after 20 or 30 seconds.

Solution: Configure the ports used in communication in modem/router, in my case, Dlink DSL-2640B.

Steps:

1 - Access the admin web interface of the modem/router.

2 - Click on "Advanced Setup"

3 - Click on "NAT"

4 - Click on "Port Triggering"

5 - Click on "Add" button

6 - Select "Custom Application" anf fills the field with "voipsip"

7 - Fills the first line as follow:
* "Trigger Port Start": 5000
* "Trigger Port End": 5999
* "Trigger Protocol": TCP/UDP
* "Open Port Start": 5000
* "Open Port End": 5999
* "Open Protocol": TCP/UDP

8 - Fills the second line as follow:
* "Trigger Port Start": 8000
* "Trigger Port End": 8999
* "Trigger Protocol": TCP/UDP
* "Open Port Start": 8000
* "Open Port End": 8999
* "Open Protocol": TCP/UDP

9 - Click on "Save/Apply" button.

10 - After, try make VoIP calls e see if they keeps to fail after few seconds. Possibly, the procedures will work, since that the used ports in communication will be opened. If they don't work, check what TCP/UDP ports are used by your VoIP provider or the configuration present in your softphone (like Twinkle for Linux).

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks for your post and information ((o;